Pesquisa de mercado

Pesquisa de mercado

Antes de abrir o seu negócio ou lançar um novo produto no mercado o empreendedor precisa estar atento às sinalizações do mercado.

Na administração o mercado é o cenário em que você vai atuar para quem vai vender, qual o tipo de consumidor comprará o seu produto, quais as percepções que o cliente tem do seu produto, a qualidade, o prazo de entrega, o preço.

A pesquisa de mercado é uma das ferramentas que você utilizará dentro da análise SWOT foi elaborada pelo norte-americano Albert Humphrey, na Universidade de Stanford entre as décadas de 1960 e 1970.

A análise SWOT, é a forma pela qual você empreendedor vai analisar a posição em que sua empresa estará no mercado.

Esta análise tem o papel fundamental de identificar as Fraquezas – Weaknesses (do seu negócio) Forças – Strengths (do seu produto ou negócio), Oportunidades – Opportunities (que o seu negócio pode abrir no mercado) e Ameaças – Threats (que podem fazê-lo perder dinheiro) essas análises apresentaram como o seu produto disposto no mercado pode trazer lucro ou perda, isso significa estar pronto para as adversidades para não perder dinheiro.

A partir destas ferramentas a pesquisa de mercado te auxiliará a conhecer seu negócio e o seu produto. Vou te apresentar as fases da pesquisa de mercado.

Como fortalecer seu negócio através da pesquisa de mercado

Existem dois tipos de pesquisas de mercado:

A primária – a principal atribuição desta pesquisa é colher dados sobre os resultados de vendas. Neste tipo de pesquisa você terá a percepção de como está à venda dos seus produtos.

Formas que você pode aplicar a sua pesquisa primária:

  • Pesquisas através das redes sociais (miniminizam o impacto dos custos que você utilizará para realizá-los, alem de colher dados de clientes de outras regiões);
  • Entrevistas realizadas por telefone, ou na rua. (talvez você já tenha sido abordado por aquelas pessoas que ficam com as pranchetas nas mãos na porta de metrôs, ou em frente a lojas, são estas pesquisas);
  • Questionários físicos que você pode convidar clientes a responder na sua empresa (no mercado estes tipos de pesquisas os clientes são remunerados no valor de R$ R$ 30,00 à R$ 70,00);
  • Pesquisas de grupos com clientes de diversas idades, pois dependendo da maturidade o que ajudará o seu produto a ter sucesso é o (boca a boca);

É realizado um questionário pautando todos os dados com relação ao seu produto. Qualidade, durabilidade, sobre a cor da embalagem, a densidade. E ao final de todos os questionários são calculados e através do percentual de perguntas e as respostas você conseguirá saber se o seu produto tem uma imagem positiva ou negativa dos consumidores.

Ainda assim temos mais um tipo de pesquisa a pesquisa secundária.

Pesquisa secundária e sua aplicação

Neste tipo de pesquisa é aplicada em grandes instituições, para medir inúmeros parâmetros de concorrência.

Através delas são analisados Métodos quantitativos (os dados coletados são avaliados e medidos em percentuais para identificar quanto este produto vale no mercado, qualidade, entre outros itens).

E o Método qualitativo que visa traduzir a qualidade do produto.

Ele expressa o que o consumidor espera daquele produto, não adianta ter um bom preço de mercado se o produto não atinge a necessidade do cliente. Para a aplicação das pesquisas secundárias posso citar o IBOPE. Empresa perita no levantamento e análise nas pesquisas de mercado.

Resumidamente as pesquisas de mercado servem para traduzirem as percepções que o mercado possui do seu produto para você!

Não deixe de aplicar, além de auxiliá-lo no feed back, te proporcionará conhecer o seu consumidor. E o que ele espera do seu produto!

Aguardo você no próximo artigo, vamos falar um pouco mais sobre o papel do empreendedor!

Até lá!

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