Como fazer um planejamento financeiro?

Como fazer um planejamento financeiro?

Saiba como controlar melhor os seus gastos

Um planejamento financeiro é fundamental na vida de todas as pessoas. Ter o controle de gastos faz toda a diferença e ajuda a economizar bastante. No post de hoje, trouxemos dicas importantes para você que deseja fazer um controle do seu orçamento mensal. Veja como começar e o que não pode ser esquecido.

 Como fazer um planejamento financeiro

A seguir dicas de como fazer um planejamento financeiro, veja como fazer para que você possa ter um controle efetivo sobre seus gastos. Entender onde seu dinheiro está sendo investido faz toda a diferença.

  • Anote todas as suas despesas: até mesmo as de valores pequenos. Você precisa ter controle de todos os gastos, tanto dos fixos como também dos variáveis.

O ideal é ter uma planilha no Excel na qual você registrará as contas fixas, como por exemplo, conta de água, energia, telefone, internet, alimentação, transporte, entre outros.

Uma planilha é algo bem simples de você criar, você pode fazer uma para cada mês e colocar dentro de uma pasta do respectivo ano, dessa forma é possível ter o controle de gastos efetuados em cada mês, de forma separada.

  • Tenha objetivos e çlanos na sua vida: traçar objetivos é fundamental e evita que você gaste dinheiro atoa, afinal de contas é fundamental economizar para conquistar o que você deseja.

Estipule objetivos de curto, médio e longo prazo, economize um pouco a cada mês para que você possa realizar o que traçou. A partir do momento em que você sabe o que quer fazer fica bem mais fácil focar no caminho certo para conquistar.

  • Abra uma poupança: crie a sua conta na qual você colocará um saldo todo mês. Se necessário estipule um valor fixo para depositar, como se fosse uma conta fixa que você tem que pagar, para que assim você tenha o mesmo comprometimento de “pagar” todo mês.

Procure não gastar esse dinheiro da poupança, exceto em casos necessários e urgentes. É para isso que os investimentos servem.

  • Faça cursos sobre finanças pessoais: sim, eles existem, e, além disso, são fundamentais e fazem toda a diferença para que você tenha um conhecimento aprofundado de como administrar melhor os seus gastos.

Na internet é possível encontrar vários cursos sobre esse assunto, alguns até mesmo gratuitos. A FGV – Fundação Getúlio Vargas – tem um ótimo curso gratuito e online sobre finanças pessoas que você pode estar fazendo a qualquer momento.

 A importância do planejamento financeiro

O dinheiro, ou a falta dele, afeta uma pessoa em vários sentidos. Por isso, é fundamental ter um controle dos gastos, de como poupar seu dinheiro, entre outros fatores.

A partir do momento em que você tem um controle financeiro fica bem mais fácil entender onde o seu dinheiro está sendo investido ou usado. Isso faz uma enorme diferença, em especial quando a pessoa deseja economizar, o que é o objetivo da maioria que inicia esse controle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *