Ideias de negócios lucrativos

Ideias de negócios lucrativos

No artigo anterior nós havíamos conversado à respeito dos custos que podemos ter contratando um contador, falamos sobre os serviços quais este pode prestar… mas hoje quero ir além!

Vamos falar de perspectivas de novos negócios! Isso mesmo! Vamos falar de como você pode fazer parte da grande massa de empreendedores individuais, que conseguiram alcançar seu sonho de ser o seu próprio patrão!

Assim como eu, acredito que você que esteja lendo essas palavras agora, possa pensar: Como será possível, viver de renda própria? Ou ainda, não, não é possível! E o mês em que eu não conseguir, como irei arcar com as despesas!
É justamente sobre isso que vamos falar! Fique atento a todos os detalhes!

O que é ser empreendedor?

Ser empreendedor é criar um negócio próprio, ou seja, ser o seu próprio patrão, o empreendedor pode trabalhar administrando ideias, ou serviços.

Pode criar algum bem como, por exemplo, artesanato, ou atuar como prestador de serviços, por exemplo, (consultor de festas de casamento).

Tudo àquilo que é criado é vendido, e gera uma receita (lucro), valor pago pelo contratante.

Mas não basta apenas ter uma boa ideia de negócio! Isso mesmo você antes de criar qualquer empreendimento, deverá analisar:

  1. Quem são os seus concorrentes.
  2. O que você irá comercializar.
  3. O quanto você irá investir inicialmente.
  4. Qual público pretende atingir.
  5. Qual será o seu retorno investido.

Saber em que vai investir é muito importante, pois segundo dados do SEBRAE – SP as micro empresas levam em torno de 2 anos para ficarem estabilizadas no mercado! O que eu quero dizer com isso, é que nos primeiros meses se você não trabalhar com uma reserva, para o investimento inicial, poderá perder dinheiro correndo o risco de não atingir a estabilidade que são os clientes fidelizados, com a garantia do serviço, ou o produto sendo vendido com qualidade!

  1. Existem muitas possibilidades para tornar-se um empreendedor, são elas:
  2. Fazer um curso de curto prazo no SENAC – antes de começar a investir;
  3. Fazer cursos gratuitos na internet, ou consultando o Youtube;
  4. Fazer pesquisas individuais em livros ou revistas;
  5. Desenvolver uma habilidade que tenha;

Tipos de negócios que você poderá investir

Administrador de salão de beleza – no SENAC o curso é livre e você pode solicitar segundo a política da Escola uma bolsa, por este motivo não vou anexar valores aqui, pois são passiveis de alterações; No curso você aprende a ter uma visão generalista do negócio, a organizar, a analisar os riscos, tomadas de decisões, e estudar as viabilidades do negócio; Caso futuramente você queira continuar na área, poderá cursar o curso de Administração de Empresas, com duração de quatro anos, e ao final deverá trabalhar com a profissão regularizada pelo CRA – Conselho Nacional de Administração.

Esteticista Depilador – também ministrado pelo SENAC com política de bolsas o curso visa instruir como profissional deve utilizar a técnica de depilação e a prática, na capacitação; Os materiais podem ser comprados no Ikesaki, por trabalharem com uma política de preços baixo ao trabalhador autônomo.

Vendedor de Espetinhos – montar uma barraquinha ou comprar um carrinho de espetinhos (verificar a legislação necessária para trabalhar “Alvará”). O espetinho tem um valor mínimo de R$ 1,50 até R$ 3,00 dependendo da região. O custo também varia de acordo com a região e os preços que os materiais estejam. A dica é comprar o material sempre no Atacadão.

Artesanatos – estes possuem uma grande variedade, podem ser feitos de jornais, revistas, madeira, materiais recicláveis, latinhas, garrafas pet. O custo é baixo e muita procura, além disso você pode vender no portal da OLX que os anúncios são gratuitos. Obs: Os cursos geralmente são gratuitos na internet.

Formatação de trabalhos escolares – para este trabalho você deverá verificar as normas da ABNT para realizar a formatação solicitada pelas universidades, ou escolas. Consultas no Google . Você precisará ter acesso a internet e computador. Também poderá anunciar gratuito na internet e entre amigos, usando ferramentas como páginas no Facebook.

Agência de publicidade online: O curso você encontrará no SEBRAE ou na internet. Nele você aprenderá o que é uma publicidade, quais são as ferramentas de trabalho e como começar.

Marketing Digital: Como administrar as vendas e anunciar através da Internet e nas redes sociais como, por exemplo, no Facebook. O curso está disponível na internet.

Estes são alguns dos negócios que você pode tornar-se empreendedor individual, invista no seu sonho! Seja um empreendedor, e comece a colher os resultados!

Espero tê-los ajudado!

E aguardo você no próximo artigo falaremos sobre Planejamento financeiro empresarial!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *