Técnicas para aumentar a sua argumentação na escrita de artigos

Técnicas para aumentar a sua argumentação na escrita de artigos

Aquela velha máxima de que escrever é “1% de inspiração e 99% de transpiração”, faz todo sentido quando se trata de escrever um bom texto. A boa escrita obedece a certas convenções que vão além da transposição de um “insight“ para o papel.

Transpor uma ideia para um o texto requer certas habilidades. Então, quais seriam os facilitadores da argumentação de um artigo? E como favorecer o diálogo com o leitor desse tipo de escrita?

  • Organização de ideias- pense o seu texto como sendo um produto que está sendo exposto. Como em qualquer exposição à disposição dos elementos e a ordem em são apresentados não só influência como também pode mudar a percepção que fazemos deles.
  • Regra dos três- essa é uma técnica usada para reforçar aquilo que está sendo dito. Quando queremos enfatizar algo podemos nos referir a este item relacionando-o três vezes. Por exemplo: seja principiante, escritor ou qualquer outro profissional da área você deve seguir algumas regras para se obter uma boa escrita.
  • Proponha questões- o leitor deve ser levado a se posicionar sobre o que está lendo, se isso não ocorre é porque o tema abordado não está despertando interesse. E uma boa maneira para chamar a atenção para o que está sendo dito é levantando hipóteses ou fazendo indagações.
  • Não deixe lacunas- este pode se tornar um entrave para um bom entendimento de um texto. Quando mencionamos algo devemos terminar o pensamento sobre este. Por isso, é sempre importante relacionar as frases, pois pode acontecer da frase seguinte não ter ligação com a anterior. E isso pode prejudicar a compreensão.
  • Separe em vários tópicos- esta forma de apresentação é muito importante para compor a estética do texto. Isso também facilita a organização e o entendimento do assunto.
  • Evite redundâncias- Demorar-se em explicações desnecessárias não contribui para o bom andamento do texto. Ficar se repetindo e prolongar-se em questões óbvias produzem um desgaste mental no leitor.
  • Use linguagem clara e objetiva- prefira palavras simples e objetivas. Se em algum momento isto não for possível, exemplifique no parágrafo seguinte.
  • Tenha início; desenvolvimento e término- O início de um texto é crucial para se chamar a atenção para o mesmo. Propor questionamentos, ressaltar a importância ou necessidade de se discutir um tema, faz toda a diferença na hora de atrair o leitor. O desenvolvimento deve ser consistente e sem prolongamentos desnecessários ou repetições cansativas. Para ser compreendido com clareza é preciso dominar o assunto e ser dinâmico na condução do seu artigo. O encerramento também é parte fundamental, ele é responsável pelo arremate do seu posicionamento. Por isso, deve conter as ideias ou soluções dos questionamentos que foram propostos.
  • Ilustrações- estas também colaboram para a composição e dinamismo do texto. Usar imagens e símbolos facilitam a comunicação entre você e o leitor.

Dessa forma, para melhorar a argumentação você deve incluir estes ou mais conectores/ facilitadores da comunicação escrita. Para que assim possa conquistar o leitor e fazer com que aquilo ao qual você descreve tenha destaque e se torne bastante interessante para quem lê!

Transmitir informações é fundamental, no entanto saber usar as técnicas certas é o que faz o diferencial!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *