O que é usabilidade?

O que é usabilidade?

Usabilidade se refere à facilidade de uso de um produto físico ou digital ou mesmo um serviço, que permite com que o seu cliente  tenha maior produtividade.

A usabilidade é aplicada sempre que se tenham dois pontos de contato, ou seja, um ponto de contato entre um ser humano e um objeto físico (exemplo: tênis de corrida) ou abstrato (software), podemos observar a usabilidade que esse objeto oferece.

O conceito de usabilidade é muito utilizado na criação de produtos para a web, de forma que a usabilidade na web se relaciona com o modo que o usuário interage com a tecnologia e a forma que a tecnologia responde a essa interação.

A usabilidade na web

Ao longo dos últimos anos, nós nos acostumamos a certos padrões de web design. A fim de fazer uma impressão duradoura sobre seus visitantes. Mas você precisa construir experiências que vão além daquelas de um website simples e utilizável. Isso não significa que a usabilidade tornou-se menos importante. Ele só tem um papel diferente em web design, agora formando a base para uma grande experiência do usuário.

Atualmente a usabilidade na web significa design centrado no usuário. Tanto durante o processo de concepção e desenvolvimento estão centradas em torno do usuário em potencial, para garantir que os seus objetivos, quanto os modelos mentais que atendam aos requisitos do usuário, para construir produtos que são eficientes e fáceis de usar. Abaixo vamos apresentar cinco princípios fundamentais da boa utilização de um site.

5 princípios da usabilidade em um site

Disponibilidade e acessibilidade

Vamos falar de um aspecto básico, mas central de usabilidade: a disponibilidade e acessibilidade de seu site. Se as pessoas tentam acessar o site e ele não funciona – por qualquer motivo seu website torna-se inútil.

Para isso é importante que você garanta que os visitantes do site não recebam um erro ao tentar carregar o seu site. Invista em uma boa hospedagem.

Verifique se não existem links quebrados em seu site. Nada frustra mais um visitante v do que uma página Erro 404.

Clareza

Você poderia dizer que o núcleo de usabilidade é a clareza. Se você distrair ou confundir seus visitantes, eles nem precisam de mais tempo para encontrar o que eles querem, ou eles podem esquecer o seu objetivo principal que ele entrou em seu site.

Os visitantes vêm para o seu site com certos objetivos em mente. É o seu trabalho ajudá-los a alcançar estes objetivos o mais rápido possível. Se você consegue fazer isso, os visitantes terão o prazer de visitar o seu site e você lançou as bases para uma experiência positiva.

Apreensibilidade

Apreensibilidade é outro aspecto importante da usabilidade. Você deve ser objetivo ao projetar interfaces intuitivas, interfaces que não necessitam de instruções, ou até mesmo de um longo processo de tentativa e erro para entendê-los.

Chave para o design intuitivo é fazer uso do que as pessoas já sabem, ou criar algo novo que é fácil de aprender. Dessa forma, você vai ajudá-los a alcançar seus objetivos mais rapidamente.

Credibilidade

A credibilidade é um aspecto crucial de qualquer website. Mesmo que as pessoas encontrarem o conteúdo que elas estão procurando, se elas não confiam em você, esse conteúdo é inútil.

Seu site pode tornar seus visitantes a ser céticos sobre o seu negócio  incluindo desde dúvidas se você realmente existe, a sua reputação, ou a qualidade do seu conteúdo.

É importante que as pessoas saibam que você é uma empresa real com pessoas reais. Oferecer uma informação clara sobre sua empresa com página  detalhes de contato e, se possível, um endereço físico, é uma boa maneira de passar credibilidade para seus usuários.

Relevância

A relevância contribui para a boa utilização do site. Não é o suficiente que o seu site seja claro, o seu conteúdo também deve ser relevante. Mais uma vez, é essencial que você sabe quem são seus usuários e por que eles visitam seu site.

Comece com a definição de quem são seus usuários. Em segundo lugar, falar com eles para descobrir quais são seus objetivos ao visitar seu site. Qualquer decisão de design que você faz deve resultar em um site mais amigável para os usuários.

Se você gostou das dicas e informações compartilhadas neste post, considere compartilhá-lo com seus amigos. Não se esqueça de deixar seu comentário, pois ele é muito importante para nós!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *