O que é marketing digital?
Estamos sempre no mundo virtual, conectados quase o tempo todo, seja para enviar um email, para falar com os amigos nas redes sociais ou ainda para fazer compras online, e o marketing digital usa tudo isso como uma ferramenta para promover produtos e serviços, que pode ir desde um site de relacionamentos, até a divulgação de alguns utensílios…
O marketing digital pode ser definido como sendo o conjunto de estratégias de divulgação e promoção de um produto ou serviço promovido via internet.
Essa forma de mercadologia utiliza as mesmas estratégias do marketing convencional. A ideia é produzir mecanismos que potencializem um determinado serviço ou produto comercializado no mercado on-line.
Para se traçar uma boa estratégia de marketing digital é preciso planejar visando o público alvo, a visão estratégica própria da marca, o contexto do ambiente onde está sendo implantado e a noção de futuro do anunciante.
Nesse sentido existem algumas formas muito promissoras de marketing digital muito utilizada para promover bens e serviços.
E-mail marketing
Essa forma de promoção é muito eficiente para “capturar” ou fidelizar um provável cliente. Nesse tipo de mídia é possível elaborar uma promoção atrativa, promover as facilidades de pagamento, fazer layouts e fotos que chamem atenção do cliente e também divulgar seus diferenciais competitivos. Tudo isso pode ser enviado regularmente ao cliente e com a vantagem de ter um feedback imediato, caso seja a vontade do cliente.
Marketing nas mídias sociais
As mídias sociais se popularizaram e estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. Estar inserido por meio de anúncios em sites que participam desses veículos de comunicação é mesmo imprescindível para quem pretender traçar uma boa estratégia de marketing.
Marketing viral
Entende-se como marketing viral as formas de repetição utilizadas nas mídias em geral que circulam via on-line. Um anúncio ou divulgação é feito para alguns usuários e estes por sua vez, podem se assim desejarem, reproduzir essas propagandas, espalhando-as de forma rápida e produtiva nos meios digitais.
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo como o próprio nome já diz é voltado essencialmente para o conteúdo. A ideia é promover um material produtivo e valioso para um público específico para que assim possa impulsionar o retorno desse público-alvo.
Publicidade on-line
Essa forma de publicidade acontece através de anúncios e faixas publicitárias digitais. Possuem formato gráfico ou de referência, patrocinados em formato de texto.
Monitoramento
Esse tipo de estratégia de marketing visa acompanhar e monitorar os acessos aos sites, o tempo gasto, a origem desses acessos, cliques nos banners, visualização de vídeos, medições de ações virais e mensagens originadas de e-mails entre outras ações de acompanhamento de acesso ao site ou blog.
Pesquisa on-line
Esse tipo de marketing digital é realizado por meio de formulários previamente elaborados com o intuito de conhecer melhor o público-alvo que se deseja atingir.
É por meio desse método de pesquisa que se pode perceber a opinião dos clientes sobre os produtos e serviços.
Através dessa forma de marketing também é possível se descobrir as necessidades de determinado segmento do ramo que se está divulgando.
É possível também avaliar as ações desenvolvidas na concorrência.
Outra vantagem desse tipo de abordagem é conhecer e se antecipar as tendências do mercado. O que ajuda a planejar as estratégias de marketing que serão desenvolvidas no futuro.