O que é Marketing de Relacionamento?
Marketing de Relacionamento voltou ao mercado como uma grande febre, como uma ferramenta nova! Mas na realidade só alteraram a nomenclatura com a qual esta vem sendo divulgada.
O Marketing de Relacionamento é uma extensão da sigla CRM (Customer Relationship Management) a tradução da sigla significa Gestão do Relacionamento ao Cliente.
Ela aprimora a relação da empresa com o cliente. Como por exemplo: A Empresa FORD, uma das poucas empresas no segmento automotivo, que mesmo após alguns anos de compra sempre mantêm o retorno pós venda com o cliente, desta forma a anos a empresa vem aprimorando a evolução dos carros de linha. Alcançando e atingindo as metas internas de vendas.
Afinal qual é o cliente que não fica satisfeito sendo lembrado no seu aniversário, recebendo uma ligação da empresa ao qual realizou uma compra de valor, querendo melhorar a marca não fica satisfeito?
Com esta percepção o retorno do cliente para possíveis compras aumenta a probabilidade e a fidelização deste cliente junto à empresa.
Quanto maior a satisfação, maior o retorno. Ao que o mercado chama de custo benefício!
Tipos de Marketing de Relacionamento
O Marketing de relacionamento pode ser realizado através de várias ferramentas, são elas:
- E-mail Marketing – quando você realiza o cadastro do e-mail do cliente no ato da compra e posteriormente encaminhará e-mails informativos que incentivarão as próximas compras, sempre informando o valor atualizado dos produtos inclusive quanto a data de promoções, pois segundo o código de defesa do consumidor todas as promoções devem ter data de início e fim;
- Criar contas nas redes sociais – é um aprimoramento realmente vantajoso de comunicação da empresa juntamente ao cliente. Aonde o cliente pode opinar, curtir o produto, realizar indicações; Nas mídias sociais o acesso ao cliente é mais rápido e fácil. Aonde é possível realizar compras, fazer encomendas, trocas de produtos e promoções de forma gratuita. Caso precise ampliar a ferramenta existem possibilidades de contratação no caso do Facebook também é possível. No Linkedin é possível criar uma página de identificação da empresa;
- Blogs – Os Blogs são incríveis para anúncios, tutoriais, contato direto com o cliente. Esse pode ser realizado todos os dias. Existem muitos tipos de exemplos na internet de como fazer um blog gratuito;
- Ligações de retorno – O contato direto com o cliente, através de ligações sempre pensando no pós venda;
Em todas as ferramentas o empreendedor deve acompanhar a evolução das mídias, pois o consumidor do século XXI é mais ágil, mais interessado, inovador, e precisa de novidades.
Lembre-se que se não há diferencial na sua empresa o cliente procurará a concorrência, procurando a concorrência significa que o seu plano e negócios não estará caminhando como você planejou ou desejou. Ninguém cria uma empresa sozinha!
Através do acompanhamento das tendências de mercado e a evolução das mídias sociais, é possível conquistar novos clientes, manter os clientes existentes, e receber futuros investidores.
E por fim como atualizar o marketing de relacionamento da sua empresa:
- Mantenha sempre as mídias sociais páginas e blogs atualizados;
- Informações e produtos deverão estar em dia;
- Promoções devem conter data de finalização com prazos de entregas;
- Pós – venda é o caminho imprescindível para o sucesso e a indicação para novos compradores;
- Nunca se esqueça do Feed – Back ao cliente. Cliente feliz é cliente valorizado;
Por hoje é só, um grande abraço e até a próxima!