O que é E-mail Marketing?
Confira as vantagens de se usar essa ferramenta digital
Não é nenhuma novidade dizer que “a propaganda é alma do negócio”, atualmente os diferentes tipos de mídia diversificaram a forma como se faz publicidade. É comum sermos “bombardeados” a todo o momento com algum tipo de campanha publicitária, em casa ou na rua sempre há lugar para um anúncio qualquer.
O que muitas vezes se questiona são a utilidade e as formas de abordagem desses comerciais, muitas vezes, maçantes para o grande público.
Nesse contexto a mídia eletrônica veio para ampliar as possibilidades disponíveis no mercado. Fazer uso da mídia eletrônica pode gerar bons resultados para ambos – aquele que realiza e também quem faz uso desse tipo de mídia. O e-mail marketing é um exemplo desse tipo de ferramenta digital.
E o que é e-mail marketing?
E-mail marketing é uma forma de promover produtos ou serviços por meio do envio de mensagens eletrônicas via e-mail. Dessa forma pode ser considerado um tipo de publicidade digital.
Como funciona essa ferramenta digital?
O e-mail marketing, diferente de outras formas de anúncios, precisa de consentimento prévio do usuário, caso contrário pode ser confundido com um spam, e assim, surtir efeito negativo na sua comunicação com um possível cliente.
Utilidades do e-mail marketing
Além de ser utilizado para promover produtos e serviços, essa ferramenta digital também pode adquirir outras funções, pode ser usado, por exemplo, para divulgação de eventos, certificação de presença ou agradecimento dos participantes.
Também pode funcionar como boletim informativo (newsletter), informações, artigos e notificações internas. Serve também para promover itens novos e de interesse direcionado. Vincula-se da mesma forma, a datas comemorativas, pesquisa de satisfação do cliente e política de fidelização do usuário.
Vantagens para quem utiliza esse tipo de marketing digital
Os benefícios dessa modalidade de propaganda são bem mais acessíveis tanto para quem oferece como para quem os utiliza.
Antecipação: não é necessário esperar manifestação do cliente por determinado produto ou serviço, a própria empresa é que busca o contato primeiro.
É dinâmico: o usuário pode ter acesso de forma direta e rápida ao destinatário.
É personalizável: as informações do cliente podem servir de base para a formação de e-mails individualizado.
É prático: pode ser enviado um grande número de e-mails em curto espaço de tempo, o que por sua vez, resultará num desempenho satisfatório da relação custo-benefício.
É barato: os custos são pequenos e os benefícios bastante satisfatórios.
Retorno imediato: se preferir ou necessitar, o cliente pode dar o retorno imediatamente à empresa.
Pode ser categorizado: o envio dos e-mails pode ser classificado através dos dados pessoais dos usuários, sendo possível organizá-los por categorias, as mais comuns são: de logradouro, faixa etária, sexo e outros afins.
Por fim, a utilização do e-mail marketing como opção de ferramenta digital para a promoção de produtos e serviços pode ser considerada bastante satisfatória e de baixo custo e risco.
Essas novas formas de comunicação eletrônica possibilitaram à propaganda de produtos e serviços numa difusão de forma ainda mais prática e personalizada ao seu público alvo.