O que é copywriting?
O termo copywriting pode ser traduzido para o português como sendo um tipo de redação publicitária. Mas essa técnica de abordagem de marketing é ainda muito mais abrangente.
O copywriter precisa não somente escrever um bom texto publicitário, mas também acionar mecanismos de persuasão. Para se conseguir o objetivo é necessário por em prática algumas técnicas de convencimento, para atrair o público-alvo e promover as vendas.
A ideia é trabalhar as técnicas de comunicação para assim incentivar, motivar e levar os possíveis clientes a realizarem novas aquisições de produtos ou utilizarem os serviços oferecidos.
Fazendo do texto um produto que impulsiona vendas e faz o serviço ser interessante e bastante proveitoso!
Conhecendo o público-alvo
Para construir um texto persuasivo que desperte no cliente o desejo da compra é necessário conhecê-lo melhor. Entender seus anseios, aspirações, temores, expectativas. Quando o copywriter consegue vislumbrar as perspectivas do seu público-alvo o texto publicitário se torna muito mais carregado de sentidos para o público a que se destina.
Despertando o interesse do consumidor
Propor um impasse ou problema que esteja relacionado ao leitor/consumidor pode despertar um sentimento de identificação com o produto ou serviço. É através desse método que o anunciante pode despertar empatia. Abordar uma dor ou problema e propor uma solução é, por vezes, uma fórmula garantida de retorno satisfatório por parte do leitor.
Formando tribos
Todos de alguma forma todos precisam se sentir inseridos em algum grupo. Possuir algo ou utilizar um serviço pode uma “necessidade” daquela tribo que se participa ou se quer estar.
Utilizando metáforas
Utilizar-se do sentido figurado para fazer comparações é uma excelente tática de copy. Trazer para o texto símbolos ou personagens já reconhecidos do grande público, traz credibilidade ao conteúdo do anúncio que se está divulgando.
Fazer uso da comparação como método de convencimento ou proposta de abordagem garante certa confiabilidade ao texto proposto.
Repetição
Quando lemos ou ouvimos algo somos estimulados a uma resposta. O reforço do que é dito através das palavras do anúncio é muito mais internalizado por aquele que lê por meio da repetição. Temos a tendência de focar em determinados termos que estão em destaque ou que se reproduzem mais vezes dentro do texto publicitário.
A argumentação
Nada melhor para argumentar sobre um produto ou serviço do que chamar o cliente para conversar. Quando se utiliza termos como, “porque”, fazemos uma simulação daquilo que o consumidor está se perguntando mentalmente sobre o produto que está sendo oferecido. É uma forma de justificar as razões pelas quais aquele possível cliente deve comprar determinado produto ou serviço.
Resultados
Demonstrar através de resultados ou experiências que adquirir tal serviço ou bem será algo proveitoso para o seu futuro é muito eficiente. Ao utilizar o exemplo de quem já esteve no lugar do cliente indeciso e atualmente está satisfeito com a escolha favorável a determinada marca, traz muita autoridade para o anúncio.
Pensar o futuro e vislumbrá-lo de forma mais promissora com a aquisição de determinado produto ou serviço é uma técnica bastante eficiente que os copywriters utilizam para cativar o cliente.