Habilidades de um empreendedor

Habilidades de um empreendedor

Ser um empreendedor não é ter apenas ideias inovadoras, mas sim unificar habilidades técnicas e humanas a fim de atingir o sucesso do negócio ou empreendimento escolhido.

As habilidades são ferramentas que uma vez aplicadas, produzirá bons frutos ao longo do trabalho. Afinal você como empreendedor estará investindo capital e tempo, que ambos formam renda!

O que são habilidades Técnicas?

As habilidades técnicas é a maneira quantificada de técnicas que você vai aplicar ao seu negócio. Por exemplo: Se você for um empreendedor na área da beleza, deve estar preparado e certificado profissionalmente para lidar com produtos e garantir a integridade do cliente.

Se você estiver atuando na área contábil, deverá ter cursado uma preparação técnica, ou curso superior e estar certificado para atuar e auxiliar o seu cliente nos quesitos legais, como falamos no artigo anterior de quanto custa um contador.

Além das habilidades técnicas existe a junção nas habilidades humanas:

O que são as habilidades humanas?

São as capacidades que como ser humano você deverá se desempenhar no decorrer do dia a dia. Dentre muitas posso ressaltar:

  • Habilidades gerenciais: a forma como o empreendedor gerencia os recursos que administra;
  • Habilidades comportamentais: Como age, se possui empatia, como analisa os processos, suas virtudes, e seus valores;
  • Saber ouvir: sem que os impactos do que ouvirá irá influenciar suas decisões ou não;
  • Manter-se informado: estar atento as mudanças do mercado, as mudanças frente aos concorrentes;
  • Influência de pessoas: O saber influenciar positivamente as pessoas a sua volta a fim de observar o crescimento individual dos que o rodeiam;
  • A busca de novas oportunidades: As oportunidades que através das competências técnicas você vai aplicar buscando novos mercados para investir o seu tempo e o seu produto;
  • Motivador: A motivação deve sempre vir internamente, pois os fatores externos não são permanentes. Por isso a busca é sempre individual;
  • Ser um líder: Em primeiro lugar ser líder de si mesmo, mesmo sendo um empreendedor de sucesso, se não houver disciplina, o planejamento estratégico dos recursos, e a motivação correta, e caráter íntegro, não será possível liderar ninguém! Então antes de ser um líder coletivo, seja um líder individual;
  • Ser autocrítico: conhecer seus pontos fortes e fracos, compreendendo que sozinho ninguém atinge ao sucesso;
  • Ser determinado: A Determinação mesmo não atingindo de imediato o sucesso. É preciso acreditar no sonho, persistir mesmo com todas as mudanças que existem no mercado;

Interpretações de um empreendedor

O empreendedor em muitas circunstâncias é responsável pela tomada de decisões na empresa, pois além de empreender também administrará a empresa, é através dele que os recursos são empregados, ele tem papel decisório, busca atingir as metas criadas para alcançar o sucesso da empresa, visando superar as expectativas empresariais.

Todas estas habilidades unificadas formam um empreendedor, além também das experiências individuais de cada um.
Essas experiências contam especialmente em cada negocio, pois alem das competências técnicas as humanas são compreendidas e aprendidas dia a dia.

Segundo pesquisas de mercado através da motivação individual de cada empreendedor 70% dos entrevistados atingiram o sucesso através de muita persistência, e determinação.

Posso citar, por exemplo: O empresário Samuel Klein falecido em 20/11/2014 fundador das Casas Bahias, que à partir de um sonho e persistência, como empreendedor atingiu o ápice tornando as Casas Bahia no sucesso de vendas mundialmente conhecida!

Seja um empreendedor, e utilize as suas habilidades individuais. Persista nos seus sonhos. E através do marketing de relacionamento você também pode empreender basta aprender como fazer!

Aguardo você no próximo artigo, Até lá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *