Como montar uma empresa

Tempo de leitura: 3 minutos

Uma boa parte dos brasileiros sonha em ter seu próprio negócio, mas nem sempre esse sonho da certo, todos os anos milhares empresas fecham suas portas, seja por falta de planejamento ou mesmo por falta de dinheiro.

Se você está pensando em abrir seu próprio negócio veja a seguir todos os passos que você deve seguir para ter sucesso em seu empreendimento.

Descobrindo seu público alvo

Se você realmente quer montar uma empresa terá de se programar, ter seu próprio negócio não é garantia de dinheiro imediato, então antes de mais nada você precisa descobrir qual o gosto do seu público alvo.
É preciso encomendar pesquisas para saber se as pessoas do local onde você irá abrir seu negócio estão interessadas no seu tipo de empresa, se teriam a possibilidade e o interesse de comprar seu produto.

Escolhendo seu negócio

Depois que você souber que existe público para o que você quer comercializar é hora de escolher os detalhes e descobri como montar seu negócio, estudar as opções que tem e quais as vantagens que cada uma delas traz.

Por exemplo aqui você deve ponderar se quer criar uma marca só sua ou se o melhor é optar por uma franquia que já tenha um certo renome no mercado, coloque na balança quanto cada um vai custar e qual serão as vantagens a longo prazo.

Registrando minha empresa

Depois que toda a parte de compra ou implantação do negócio estiver planejada é hora de registrar a empresa e acredite no Brasil existem vários impostos que devem ser pagos para fazer de sua empresa um negócio oficial.

Você precisará pagar para ter um CNPJ, uma Inscrição Estadual e Municipal, além de alvará de funcionamento, tributos mensais e anuais, essa será uma das partes mais chatas para resolver em seu novo negócio, mas se você quiser estar no mercado terá de fazer isso.

Planejando o dinheiro em caixa

Até aqui você já gastou com o local do empreendimento, documentos e pesquisas, agora é preciso calcular quanto você precisará ter um bom dinheiro em caixa para manter a empresa em funcionamento (sem contar com lucros)pelo menos pelos próximos 3 anos, isso mesmo um negócio começa a dar lucro após 2 ou 3 anos depois de aberto, então até la é necessário que você tenha uma boa quantia guardada para garantir o pagamento das despesas básicas.

Essa reserva servira para aquele mês em que o movimento for mais fraco, apesar de haver a possibilidade de entrar menos dinheiro, não pode existir a chance de deixar de pagar seus funcionários e fornecedores, então tenha sempre um dinheiro extra para contar.

É importante estudar

Quando você abre uma empresa, independente do ramo de atuação, deve conhecer ao menos um pouco de administração para ter mais controle sobre suas finanças e estratégias, além disso é imprescindível que sempre se atualize com relação ao mercado em que atua.

No dia a dia é preciso manter o controle sobre suas contas e saber se virar se um funcionário faltar, então dicas básicas de organização e gestão de negócios farão toda a diferença em seu empreendimento.

Seja em qual setor você resolver trabalhar será necessário que se destaque para que passe na frente da concorrência, então se esforce e conseguirá alcançar seu objetivo que é obter sucesso com o que você gosta de fazer.

O importante em um negócio, seja qual ele for, é sempre estar disposto a melhorar e inovar, estar sempre um passo a frente de seus concorrentes e fazer a diferença, então seja o melhor em seu tipo de negócio.

Mantenha o interesse do público

Com novas empresas surgindo a cada dia é muito importante fazer a manutenção do seu negócio, faça promoções e programas de fidelidade para manter sua clientela e fazer clientes fiéis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *