Como Fazer um Blog de Sucesso?

Como Fazer um Blog de Sucesso?

Você com certeza já deve ter ouvido falar que fazer um blog vale muito a pena, tanto é que não chegou aqui por acaso! Fazer um blog antigamente fazia parte apenas de ter aptidão para lidar com o mundo virtual, mas hoje com toda a evolução e rentabilidade tecnológica fazer um blog tornou-se mais que uma ferramenta de trabalho ou mero passatempo, hoje fazer um blog tem a ver com dinheiro, porém se seu blog não se destacar bem, dentre tantos outros, ele não terá todas as funções aos quais deveria ter, tendo isso como base é por isso que eu digo: Ter um blog de sucesso é fundamental!

Há três coisas essenciais para que você tenha um blog de sucesso:

  1. Você precisa conhecer bem a plataforma.
  2. Você precisa receber visitas e fazer esses visitantes gostarem, voltarem e recomendarem seu blog.
  3. Você precisa saber configurar seu blog para que ele seja monetizado.

Nada disso é complicado, mas é preciso dedicação de sua parte! Se você quiser realmente ter um blog de sucesso e não mais apenas um blog disponível, diante a milhões de outros canais virtuais, você precisará de algumas coisas, como:

  • Dormir menos do que gostaria (muitas vezes), principalmente se atrelado a essa nova atividade, você já tiver outra.
  • Sair menos vezes do que o esperado, finais de semana terão de ser mais voltados nesse empreendimento, até que ele consiga “andar por si só” … Assim por dizer!
  • Também estar disponível para investir algum dinheiro nele… Nem sempre os blogs gratuitos dão dinheiro, portanto, você terá de empregar capital para pagar um domínio anual e uma hospedagem, mas em questão de investimento os valores são até muito acessíveis, em média você terá um gasto de no máximo R$ 100,00 mensais.
  • Ter consciência de que o blog não oferecerá retorno satisfatório logo de cara! Você terá que ter paciência e acreditar no potencial futuro dele.
  • Ter paciência quanto a visibilidade, saiba que passar do anonimato, do não conhecido para o ser conhecido leva tempo e por isso a sua paciência contará em seu favor, muitos desistem já no começo por achar que não está dando o retorno financeiro que gostariam, mas não são sábios o suficiente para conseguir prosseguir, acreditando no negócio.
  • Também você não poderá se esquecer que deve entrar num nicho (ramo, mercado, segmento) que você realmente tenha interesse e sinta prazer em trabalhar!
  • Depois que você se conscientizar de todos esses aspectos e decidir que plataforma irá utilizar ou que canal de hospedagem pagará, os próximos passos darão vida ao seu blog, possibilitando o sucesso desde o início.

Conteúdo do blog: Escreva artigos de qualidade

Sem conteúdo seu blog não se sairá bem! Os textos devem ter ligação com seu nicho e também com o tema principal de seu blog, para evitar ficar confuso e disperso. Seu blog precisa focar em qualidade e objetividade, duas coisas essenciais para quem entra no ramo online.

Se você sabe que não é tão bom na escrita/ortografia ou não tem paciência de passar longas horas pesquisando e ainda digitando (porque isso leva bastante tempo), o jeito é contratar o serviço por meio de escritores freelancers que tem aos montes no mercado virtual, existem muitas plataformas que também oferecem esse serviço, como Workana, 99Freelas, GetNinjas, PróLancer, NearJob.

Para testar se os escritores atendem sua necessidade, você deverá conhecer o trabalho e a forma de escrita e a comunicação que eles têm com o leitor. Avalie as competências, habilidades e criatividade de cada um, verifique se não há plágio nos conteúdos e se o perfil atende aos requisitos.

Use as técnicas de SEO ao seu favor!

Aprender a fazer isso não é difícil, mas exige prática. SEO é uma “ferramenta” muito utilizada para a otimização do seu blog de sucesso, pois através disso seu canal terá maiores chances de ser encontrado e assim passar a ser conhecido.

Busque conhecer que palavras-chaves são as mais solicitadas no Google, quais a que mais são geradas nesse mecanismo, a partir daí você fará a ligação entre essas palavras e a otimização. As palavras-chaves devem estar em negrito e você pode também buscar os sinônimos para ampliar a opção do buscador. Assim ficará muito mais fácil saber que seu blog existe!

Outras ferramentas para se ter um blog de sucesso

Também será preciso aprender outras técnicas para tornar-se um empreendedor virtual de sucesso, como:

  • Conhecer e aprender a mexer em sistemas como: Google analytics (faz análise de desempenho do seu site), FeedBurner (ele fará o acompanhamento da quantidade de visitas de seu blog), entre outros.
  • Faça seu site interagir com seus leitores usando por exemplo: Enquetes, questionários, pesquisas, e sempre mantenha o canal aberto para responder seus visitantes em suas dúvidas e questionamentos.

Somente com este tipo de dedicação e investimento você obterá um blog de sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *