Como fazer networking?

Tempo de leitura: 2 minutos

Como fazer networking?

O termo networking tem sido disseminado a cada dia mais e de certa forma virou moda, escutamos repetidas vezes frases como: “Você precisa fazer um bom networking, ou de outra forma não terá muito sucesso na vida”, isso se espalha aos quatro cantos do mundo corporativo e é cada vez mais comum dentro das empresas, não importando o porte.

Mas para fazer um networking e ter sucesso você precisa primeiro saber o que esse termo significa e o que de fato deve ser feito, vamos partir do princípio!

Você sabe o que significa a palavra networking?

Não? Então vamos lá!

Networking é uma palavra em inglês que tem como significado a capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou uma conexão com algo ou alguém, é uma palavra que tem relação com o contexto empresarial e indica que alguém está à procura de contatos que o ajude a ter a possibilidade de subir na carreira.

Determinadas empresas que precisam contratar alguém, geralmente buscam informações com seus funcionários, do tipo: “Você conhecem alguém na sua lista de contatos que tenha competência para assumir esse cargo”? Portanto, quanto maior for à capacidade que uma pessoa tem para fazer um bom networking, maior será suas chances de ser indicada para determinada vaga.

Decifrando o networking

Networking é conhecer as pessoas certas que poderão dar uma boa referência sua ou fazer uma boa indicação!

Vale lembrar que o Networking não é apenas conseguir novos contatos, mas também saber manter os antigos, pois a qualidade é mais importante que a quantidade.

Eis uma boa dica do administrador Max Gehringer; ele disse certa vez que networking é uma questão de paciência e não de urgência, ou seja, não é interessante você conhecer uma pessoa e imediatamente entregar seu Currículo a ela. É preciso primeiro conhecer e então fortalecer o laço.

Curriculum & networking

Ter uma boa experiência em determinada área ou um excelente currículo não é o bastante, muitas vezes você nada conseguirá com isso, se não conhecer alguém que esteja trabalhando em uma empresa que reconheça que você será muito útil para ela, daí a importância de fortalecer o laço: isso também é networking.