Como escrever um livro

Tempo de leitura: 3 minutos

Como escrever um livro

Conheça Os Elementos Básicos Para Sua História Ser Interessante

Quem nunca pensou em Escrever Um Livro? A escrita é uma forma de comunicação única, pois permite que palavras saiam do papel e ganhem “vida”, sem muitos jargões, e ao mesmo tempo também permite uma incrível aproximação entre pessoas, através das frases escolhidas e dos detalhes que podem ser incluídos, já que o autor teve a oportunidade de ler, reler e editar o que escreveu da forma que bem quis, tendo geralmente mais tempo e mais cuidado para preparar o que desejou passar.

O Que Torna Um Livro Interessante?

Um dos elementos que tornam um Livro Interessante com certeza é o enredo. Por exemplo: Em uma conversa entre amigos você indica um Livro e ele pergunta: “Livro? Sobre o quê?”.

Pode ser sobre uma pessoa que é deficiente e então falar sobre suas limitações para realizar as tarefas do dia a dia ou sobre uma comunidade alternativa que vive isolada numa floresta, sendo autossuficiente e aí se depara com criaturas mágicas… Cada pessoa se atrai por um tipo diferente de história, você pode ter se interessado mais em um dos dois exemplos aqui relatados ou em nenhum dos dois. Por esse motivo é muito importante escolher que História você vai contar, e para que público ela vai ser direcionada, afinal, a linguagem usada para contar histórias para crianças é bem diferente da usada para adultos.

Existem muitos Livros que utilizam elementos importantes para uma Boa História, mas acabam se perdendo na trama, tornando-se desinteressantes.

Quer aprender a escrever artigos persuasivos de uma maneira fácil e rápida? Então clique aqui e confira este artigo.

Vamos Analisar Alguns Itens Importantes Que Todo Livro Precisa Ter:

  1. Personagens Trabalhados e Definidos. Esse item é extremamente importante para determinar o sucesso da História, afinal, ninguém quer acompanhar a trajetória de um protagonista chato. Quanto mais à personalidade for aprofundada, mais rico fica o LIVRO, pois o ser- humano é extremamente complexo e adora os detalhes.
  2. Um Antagonista. Não precisa ser uma pessoa, pode ser um grupo ou organização responsável pelo problema principal do
  3. Um Grande Acontecimento. É um problema ou uma situação que afeta a vida dos personagens, mudando o estado anterior que se encontrava e fazendo com que seja necessário alguma ação para que as coisas voltem ao seu lugar. Exemplo: Era uma vez um homem que foi dormir e quando acordou na manhã seguinte tinha se transformado num elefante, e agora? O que ele vai fazer?
  4. Uma Luz No Fim Do Túnel. Sim, existem Livros em que os finais são ruins, negativos ou inexistentes, porém a grande maioria tem um final feliz. Geralmente a situação é resolvida e a paz volta a reinar como costumava ser, é isso que as pessoas querem ler, coisas boas, que motivem, dê esperança, que transmitam felicidade e conquistas, pois do contrário é como se ficasse um gosto amargo na boca!
  5. Cenário. O cenário onde toda a história discorre também é importante e deve ser escolhido com bastante cuidado, para que assim fique coerente com as situações que irão se desenrolar na trama. Mas, o Livro é seu, e você está completamente liberto para criar o que quiser, inclusive sem nenhum dos itens acima, que são apenas dicas para ajudar a criar uma História de sucesso. Mas se for um livro que somente a sua mãe vai ler, pelo menos tente não fazê-la sofrer muito… =)

Veja que Escrever Um Livro não é tão difícil assim, basta criatividade e mãos à obra!
Forte Abraço & Todo Sucesso Para Você!