Como escolher uma franquia?

Tempo de leitura: 3 minutos

Como escolher uma franquia?

Muita gente tem o sonho de ser Empreendedor, ter melhor controle de horários e conseguir assumir seu Próprio Negócio! Por isso o caminho das Franquias é sempre muito indicado!

Para quem deseja iniciar um Negócio Próprio, mas não quer começar a construir o Empreendimento do zero, as Franquias podem ser uma boa opção. A maior vantagem de investir nesse tipo de empreendimento é que os riscos são menores.

Cada rede possui características próprias e você tem uma série de Franquias para escolher. Para acertar nessa escolha, observe estas dicas que separei para você.

Conheça o funcionamento da franquia

Você vai precisar entender sobre o funcionamento de uma Franquia. Procurar saber como funciona. Ficar a par das atribuições e direitos concernentes a esse negócio.

Preste atenção também no período do contrato. O ideal é que o prazo seja superior ao tempo previsto para retorno do investimento aplicado.

Cada rede de Franquias possui suas regras. Você deve analisar se vale a pena investir no empreendimento escolhido por você. Também é importante verse você tem condições de aceitar as regras desse sistema. As Franquias exigem que você mantenha o padrão determinado pelo sistema delas.

Compare o seu perfil com o da rede

Você poderá Investir Em Franquias que estão começando suas atividades. Geralmente, essas dão preferência para franqueados com um perfil mais arrojado, criativo. Daí há espaço para atuar com mais autonomia. Você poderá até interferir no processo de trabalho da Franquia.

As redes mais consolidadas nesse mercado são resistentes às mudanças. A liberdade para intervir é restrita. Na dinâmica do trabalho, você é um executor de procedimentos.

Procure Ser Franqueado de um empreendimento que você apresente afinidade.

Considere O Processo De Trabalho E Intenção De Compra Do Consumidor

É importante conhecer a rotina de trabalho. Antes de tomar qualquer decisão, imagine-se atuando no cotidiano do serviço e depois verifique se tem demanda na Região que deseja Empreender para o seu Negócio.

Saiba Quanto Precisará Investir

Além do investimento inicial para implantar a Franquia, você precisará ter uma reserva financeira para, pelo menos, continuar a investir nesse Negócio nos primeiros três meses. Você deve estar ciente do quanto precisará investir no negócio: taxas, contribuições e royalties.

O retorno do investimento é variável. Pode ser a curto, médio ou longo prazo. Por isso, é melhor pensar bem antes de solicitar algum empréstimo a fim de aplicá-lo no investimento inicial.

Analise Todo O Sistema Antes De Tomar A Decisão

Confira se a Franquia tem lojas próprias.  Averigue as perspectivas de ganho e riscos. Consulte o plano de estratégias de marketing, o planejamento do trabalho e métodos de gestão do Negócio.

Pesquise sobre o nível de satisfação dos Franqueados da Rede.

Acesse sites e visite eventos referentes a esse mercado, a fim de obter mais informações.

As Franquias devem apresentar uma boa estrutura e estarem qualificadas do ponto de vista organizacional. Verifique também se o Empreendimento da Franquia escolhida tem pelo menos dois anos de experiência no mercado.

Ao receber a Circular de Oferta de Franquia – COF procure aconselhamento quanto à apreciação deste documento junto a uma assistência jurídica.

Faça a escolha com calma, sem precipitações, antes de decidir em qual Franquia investir, você deve ponderar baseado nessas dicas e só fazer a escolha quando estiver bem certo do que deseja!

E então, gostou das dicas?

Sucesso Para Você!