Como escolher um nicho de mercado

Como escolher um nicho de mercado

Saiba como definir qual é a área ideal para atuar

Quem tem interesse em iniciar um negócio certamente já se deparou com essa dúvida: qual nicho escolher? Em primeiro lugar, é necessário entender o conceito de nicho.

As dúvidas a respeito do conceito de nicho de mercado são muito comuns afinal, trata- se de uma expressão que apesar de recente, vem sendo cada dia mais usada no mercado.

O nicho de mercado nada mais é do que um segmento ou um público específico, com necessidades e demandas exclusivas que, muitas vezes, são pouco exploradas comercialmente.

Depois de entender o conceito de nicho, é mais fácil entender porque a sua definição é algo tão importante para a condução de um novo negócio. Assim, é mais fácil definir as estratégias e alcançar os resultados desejados.

Não é tarefa fácil escolher um nicho de mercado. Antes de tomar uma decisão, há uma série de fatores que devem ser considerados. Confira quais são:

  • Pouca atuação de outros negócios nesse nicho: dê preferencia para os nichos menos abordados, onde você terá mais destaque devido à menor concorrência
  • Público significativo: não deixe de levar em consideração que você tem que ter usuários para acessar o seu serviço, afinal de contas são eles que farão do seu negócio um sucesso.
  • Domínio ou interesse em estudar e investir no ramo: não adianta olhar somente o lado financeiro, você precisa ter interesse no assunto para que possa desenvolver seu negócio com vontade e de forma bem feita.
  • Qualidade no trabalho: qualidade é tudo e é ela quem mantem os usuários do seu negócio ativos. Por isso, não faça de qualquer jeito, seja criterioso e opte pela qualidade sempre.

Como escolher um nicho de mercado?

Esse assunto é um tanto quanto complexo, pois depende da análise de diversos fatores, como os acima relacionados. Porém, separamos aqui algumas áreas de atuação que estão em ascensão e podem ser relacionadas a diversos nichos distintos.

Tecnologia: um setor muito em alta e com grande número de interessados. Sem contar que o mercado está em constante crescimento e sempre lançando tecnologias novas.  Logo existem diversos nichos que podem ser atingidos, que vão dos jovens aos mais idosos.

Beleza e Saúde: são sempre uma tendência de mercado. Tudo relacionado à beleza, estética, dieta, emagrecimento, e outros assuntos, são de grande interesse de homens e mulheres. Entre os nichos que se destacam nesse tipo de negócio estão o público fitness, os metrossexuais ou os portadores de alguma intolerância alimentar.

Serviços: o setor de serviços cresce a cada dia mais e é possível desenvolver um negócio de nicho relacionado a serviços. Bons exemplos são as consultorias de compra e venda, os sites de classificados de produtos específicos e os prestadores de serviços personalizados.

A definição do nicho de mercado no qual você vai atuar é uma das mais importantes partes da estratégia e do planejamento de uma empresa. Seja de qual ramo for, é preciso nortear suas ações de acordo com as demandas do nicho escolhido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *